APARELHOS ORTODÔNTICOS AUTOLIGADOS
Siga Odontologia
Os aparelhos ortodônticos autoligados são a tecnologia mais moderna disponível atualmente para tratamentos com aparelho fixo. Ao contrário dos aparelhos convencionais, que usam borrachinhas coloridas para prender o fio do aparelho aos braquetes, os aparelhos autoligados apresentam braquetes super tecnológicos, cada um com uma porta que abre e fecha. Dessa forma, o ortodontista pode facilmente colocar o fio dentro do braquete e fechar a porta, eliminando a necessidade de borrachinhas.
A eliminação do uso das borrachinhas reduz consideravelmente o atrito entre o fio e o braquete, permitindo que o dentista utilize forças leves sobre os dentes e o fio possa trabalhar mais livremente, resultando em um tratamento mais rápido e eficaz a cada troca de fio.
Além disso, a eliminação das borrachinhas torna o tratamento mais confortável para o paciente, já que as forças utilizadas são menores e o desconforto durante as trocas de fio é reduzido. Com isso, os aparelhos ortodônticos autoligados são uma opção ideal para quem busca um tratamento ortodôntico mais moderno, eficaz e confortável.
VANTAGENS DOS APARELHOS ORTODÔNTICOS AUTOLIGADOS
O aparelho ortodôntico autoligado é uma tecnologia inovadora e eficiente para realinhar os dentes. Com dois tipos disponíveis no mercado – passivo e interativo – esse tipo de aparelho oferece diversos benefícios aos pacientes.
Um dos maiores benefícios do aparelho ortodôntico autoligado é a agilidade no tratamento, com redução de até 30% do tempo dependendo da resposta biológica de cada paciente. Além disso, o aparelho autoligado não utiliza borrachinhas, o que reduz o acúmulo de bactérias e proporciona mais conforto ao paciente. Os braquetes desse tipo de aparelho são menores e mais arredondados, evitando machucados e ferimentos na boca.
Outra vantagem é a diminuição do número de visitas ao consultório, já que as manutenções podem ser realizadas com intervalos de até 60 dias. Isso gera economia de tempo para o paciente, que pode conciliar melhor o tratamento com sua rotina diária.
O aparelho ortodôntico autoligado também é indicado para tratamentos mais longos ou mais complexos, sendo uma opção eficiente para realinhar os dentes de forma precisa e segura. Isso é especialmente importante para adultos que optam pelo uso tardio do aparelho ortodôntico, seja por questões financeiras ou estéticas.
Se você busca um tratamento ortodôntico eficiente, rápido e confortável, o aparelho ortodôntico autoligado pode ser a opção ideal para você. Agende uma consulta e conheça mais sobre essa tecnologia inovadora.
Dúvidas sobre implante
É um tipo de aparelho fixo que elimina a necessidade do uso das borrachinhas elásticas para fixar o fio ortodôntico ao braquete. Em vez disso, o aparelho autoligado utiliza uma presilha ou clip que se fecha automaticamente, mantendo o fio no lugar.
Os aparelhos autoligados não precisam das borrachinhas elásticas, o que reduz o atrito e permite que o fio se mova com mais liberdade, tornando o tratamento mais rápido e eficaz. Além disso, os braquetes são mais discretos e arredondados, proporcionando mais conforto ao paciente.
Além de ser mais eficiente e confortável, o aparelho autoligado permite que o paciente faça menos visitas ao ortodontista, pois as manutenções podem ser feitas com intervalos maiores. Além disso, como não há borrachinhas, há menos acúmulo de bactérias na boca.
Os aparelhos autoligados podem ser mais caros do que os aparelhos convencionais. Além disso, eles não são indicados para todos os tipos de tratamentos ortodônticos, principalmente em casos mais simples.
Não necessariamente. Como as forças utilizadas são menores, o paciente pode sentir menos dor e desconforto ao trocar os fios.
O tempo de tratamento varia de acordo com o caso de cada paciente, mas em geral, o tratamento com aparelho autoligado pode ser até 30% mais rápido do que com aparelhos convencionais.
Geralmente, os braquetes dos aparelhos autoligados são mais discretos e transparentes, mas é possível encontrar opções em outras cores, caso o paciente prefira.