APARELHO PARA RONCO E APNEIA
Siga Odontologia
Recentemente o tratamento através de aparelhos orais, tem ganhado importância no tratamento da apneia do sono, pois a adaptação é fácil além de serem muito eficazes.
Estes aparelhos são construídos de modo a posicionar a mandíbula mais para frente, esticando os tecidos da garganta e facilitando a passagem do ar. A musculatura da faringe e arredores fica mais tensa, mais firme, evitando o ronco.
VOCÊ RONCA? AMANHECE CANSADO E SONOLENTO?
Já ouviu falar que isso pode ser uma doença grave que se chama apneia obstrutiva do sono?
A apneia do sono é caracterizada pela obstrução das vias respiratórias, seja parcial ou total. É uma doença séria, pois é evolutiva e crônica e caracterizada por paradas repetidas e temporárias da respiração, durante o sono. A apneia do sono atinge cerca de 30% da população adulta global, mas somente 10% a 15% deste número realiza tratamento. Acometem frequentemente em homens a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa.
A apneia é a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca, de pelo menos 10 segundos. Seus principais sintomas são o ronco e sonolência diurna, esta última explicada pela falta de oxigênio nos momentos de interrupções. Além disto, pessoas com apneia tem sempre sensações de sufocamento, ficam ofegantes, confusas, desconfortáveis e até com dor de cabeça. Podem sentir a boca seca, ficarem mais irritadas e chegar a ter problemas de impotência sexual.
A apneia do sono aumenta as chances para o desenvolvimento de doenças mais sérias, como a hipertensão, arritmia cardíaca, derrame (AVC) e até diabetes. No entanto não mata, pois o cérebro controla o nível de oxigênio e gás carbônico no sangue e quando eles se alteram a pessoa acorda e volta a respirar.
RAZÕES PARA AS APNEIAS
- Músculos da garganta e língua relaxadas acima do normal
- Amigdalas demasiadamente grandes
- Excesso de peso, pois o excesso de tecido mole na garganta dificulta a sua abertura
- Formato do pescoço e da cabeça, resultando em menor espaço para a passagem do ar na garganta
Alguns hábitos de vida podem contribuir para com a melhora da apneia do sono, como por exemplo a perda de peso, evitar o consumo de comidas de difícil digestão antes de dormir, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o fumo.
Quem ronca não necessariamente tem apneia do sono. Como citado acima, o ronco é somente um dos sintomas. O diagnóstico é feito por um Otorrinolaringologista, através do exame da polissonografia.
O paciente é examinado e monitorado na clínica especializada, onde pernoita.
Dúvidas sobre aparelho ortodôntico para ronco e apneia
O aparelho ortodôntico para ronco e apneia é um dispositivo que é utilizado na boca enquanto dorme. Ele reposiciona a mandíbula e a língua, ajudando a manter as vias aéreas superiores abertas e reduzindo o ronco e a apneia do sono.
Para considerar o implante dentário como uma opção de tratamento, o paciente deve ter uma saúde bucal preservada, sem doenças na gengiva ou cáries não tratadas.
Além disso, o dentista fará questão de saber se a higiene oral do paciente é adequada antes de colocar o implante, pois a duração do implante depende de uma boa higiene e de cuidados adequados com os dentes.
Outro requisito é estar disposto a ir em consultas periódicas ao dentista para a manutenção do implante, pois assim o dentista pode identificar rapidamente qualquer alteração, garantindo que os resultados desejados sejam alcançados e se mantenham por mais tempo.
A indicação dos tratamentos disponíveis será feita pelo seu dentista, e se baseará em fatores como o estado geral de saúde do paciente, o número e a posição dos dentes faltantes, a quantidade e a qualidade do tecido ósseo, a saúde da sua gengiva, a presença de outras doenças não tratadas na boca, dentre outros fatores individuais.
Cabe ao paciente escolher se essa é a melhor opção naquele momento.
Você deve consultar um dentista especializado em ronco e apneia do sono para avaliar se o aparelho ortodôntico é a melhor opção para o seu caso.
Muitos pacientes relatam que o aparelho ortodôntico para ronco e apneia é confortável e fácil de usar, embora possa levar algum tempo para se acostumar a dormir com ele.
Isso pode variar de paciente para paciente, mas muitos relatam uma melhora significativa no ronco e na apneia do sono logo na primeira noite de uso do aparelho.
Sim, é importante que você faça visitas regulares ao seu dentista para ajustar e verificar a eficácia do aparelho.
A durabilidade do aparelho pode variar dependendo da frequência de uso e dos cuidados com a higiene bucal. Em média, o aparelho pode durar de 2 a 5 anos.